Concurso Câmara dos Deputados - Analista Legislativo


Câmara Dos Deputados - Analista Legislativo

Em anos anteriores, a CESPE foi a banca examinadora do Concurso para Analista Legislativo. Para este ano, ainda não há uma banca examinadora, mas vamos mostrar informações importantes para que os candidatos possam ser aprovados.


Como se preparar para o cargo de Analista Legislativo?



Ainda não há edital em aberto, mas para que você saiba no concurso anterior, realizado em 2012, foram concedidas 133 vagas com mais de 63194 candidatos inscritos.

O concurso possui prova objetiva, e discursiva, veja a quantidade de questões separadas por provas:

1- Prova objetiva.

Com um total de 80 questões, a prova objetiva contém perguntas sobre português, conhecimentos gerais, língua inglesa, e conhecimentos específicos.

2- Prova discursiva.

Nesta prova é solicitado uma redação com 25 linhas no mínimo, e no máximo de 30 linhas. Os temas geralmente são relacionados ao cargo desejado.

Embora ainda não há uma quantidade de vagas definida, é fundamental que o candidato saiba que serão contratados candidatos para as seguintes áreas:

      Apoio Técnico ao Processo Legislativo;
      Apoio Técnico-Administrativo;
      Comunicação Social;
      Controle Interno;
      Equipamentos;
      Instalações;
      Ocupação e Ambientação de Espaço Físico;
      Redação e Revisão de Textos Gráficos;
      Saúde e Assistência Social;
      Tecnologia da Informação;

Há áreas para todas as formações, então se o candidato se preparar, as chances de aprovação são altas.

Haverá prova prática?

Para a função de Analista Legislativo, pede-se que o candidato tenha conhecimento em Taquigrafia, a prova é realizada em Brasília, e as datas são publicadas no próprio edital.

O taquigráfico é o profissional que faz o registro de tudo o que acontece na Assembléia Legislativa, e ainda deve ter como principais características a discrição e a rapidez. Seus principais registros na Assembléia Legislativa são:

    Sessões ordinárias;
    Audiências públicas;
    Seminários;

A rapidez é importante, pois os taquigráficos escrevem cerca de 100 a 120 palavras por minuto.

A taquigrafia é uma arte muito antiga, que ajuda a agilizar o processo da escrita. Cada detalhe conta, segundo esses profissionais, nenhuma ação deve passar em branco, todas são anotadas.

300x250

Quais as atribuições do Analista Legislativo?

O Analista Legislativo faz consultoria de orçamento e ainda fiscaliza o setor financeiro da Assembléia Legislativa. Este profissional também elabora pautas de reuniões, organiza processos e faz atendimento para os parlamentares.

O papel deste profissional é essencial para manter a ordem da Assembléia e garantir a segurança e o conforto dos parlamentares.

Saiba mais sobre como se preparar para o cargo de Analista Legislativo! Fale Conosco!



O Concurso de Analista Legislativo ainda não possui inscrições em aberto, por isso, o candidato pode aproveitar para ACESSAR NOSSO SITE, e obter mais informações de como se preparar para esse concurso.

O candidato além de se inscrever em nossa newsletter para obter informações atualizadas, poderá conhecer mais materiais para se preparar e conseguir a tão sonhada aprovação.

Estudar as leis é um dos fatores que mais ajudam o candidato a ser aprovado, já que irá lidar diretamente com o setor legislativo do país.

Não se esqueça que, para ser Analista o candidato precisa ter curso superior reconhecido MEC.