Tudo sobre o Concurso PM RR ( Soldado)


Se você mora próximo ao estado de Roraima, saiba que já foi divulgado o edital para o Concurso PM RR(Soldado). Vamos falar mais sobre o concurso aqui neste artigo.

Onde fazer a inscrição para o Concurso PM RR(Soldado)?

Para se inscrever é necessário entrar no site da banca que é a Universidade Estadual de Roraima. Há vagas para ambos os sexos, e o total chega a 400 vagas para soldado.

A vaga se refere ao cargo de Soldado PM 2ª Classe do Quadro de Praças Combatentes da Polícia Militar. Para se candidatar o candidato precisa ter ensino médio e CNH categoria B.

A idade mínima para ingresso na PM é de 18 anos, e a idade limite chega a 35 anos.

As inscrições começam em 15/05  e acabam em 24/06, é importante que o candidato saiba que as provas irão ocorrer somente em agosto, então ainda dá tempo de se preparar.

O valor da tarifa a ser paga será de R$ 180,00. As cidades do estado de Roraima que poderão se inscrever são:

Boa Vista;
Pacaraima;
Uiramutã;
Vila de Maracá;
Amajari;
Tepequém;
Caracaraí;
Iracema;
Campos Novos;
Santa Maria do Boiaçu;
Rorainópolis;
Nova Colina;
Equador;
Jundiá;
Novo Paraíso;
Mucajaí;
Cantá;
Alto Alegre;
Apiaú;
Taiano;
São Silvestre;
Félix Pinto;
Samaúma;
Bonfim;
Normandia;
São Francisco;
São Luiz do Anauá;
São João da Baliza;
Caroebe;
Entre Rios;

Como são muitas vagas, as chances de um candidato ser aprovado são muitas, mas para isso, é fundamental que o candidato seja responsável e se prepare bem antes de acontecer a prova.

O que é preciso estudar para ser aprovado?

Como sempre informamos em editais de concursos, é primordial que o candidato procure se basear no edital anterior para ter uma boa noção do que poderá cair na prova. Realizar simulados também ajuda a dar mais segurança. Vamos mostrar quais matérias costumam ser solicitadas pela Polícia Militar em seus concursos públicos:


Língua Portuguesa;
Noções de Direito Constitucional;
Direito Penal;
Direito Processual Penal;
Direito Administrativo;
Legislação Extravagante;
Legislação da PM RR;
Atualidades Gerais;
História de Roraima;
Geografia de Roraima;


Ao saber o que irá cair na prova, fica mais fácil montar um cronograma de estudos. Principalmente se o candidato já trabalha e não tem tempo suficiente para estudar.

Como serão elaboradas as etapas para o concurso?

Para ser aprovado, o candidato irá passar pelas seguintes etapas obrigatórias, veja a seguir quais serão:

1ª Etapa – Prova Objetiva;
2ª Etapa – Exames Médicos, Odontológicos, Toxicológicos, e o Exame de Aptidão Física;
3ª Etapa – Avaliação Psicológica;
4ª Etapa – Investigação Social;


Estas etapas confirmam se o candidato possui aptidão física para ser policial, e ainda se tem boa conduta perante a sociedade.

Para qualquer que seja a função de policial, sempre será solicitado uma investigação social, e assim a corporação irá saber a respeito da conduta desse futuro policial militar.

Como irá funcionar a prova objetiva?


A prova irá conter 80 questões, cada uma terá peso 1 e a duração da prova será de 4 horas. O local da prova será na capital Boa Vista, as questões irão abordar temas sobre conhecimentos gerais, conforme mencionamos acima.



É necessário que o candidato saiba o que irá cair na prova e quantas questões serão, assim ele consegue se cronometrar melhor e se preparar para as perguntas mais difíceis.

Procure sempre treinar com simulados, eles ajudam o candidato a ter uma noção de como serão abordadas as perguntas nas provas. Tente identificar quais as perguntas mais difíceis,  comece primeiro por elas.



O que faz um policial militar?

De acordo com a Constituição Federal, artigo 144 parágrafo 5, cabe ao policial militar realizar o patrulhamento para poder preservar a ordem pública.

O policial militar é subordinado ao governador de seu estado, cumprindo suas determinações e ordens sempre que possível.

Quer saber mais sobre o Concurso PM RR(Soldado) Entre em contato!

Para que o candidato possa se preparar bem, EM NOSSO SITE, temos cursos e materiais que irão reforçar seu aprendizado. Entre em contato conosco, você ainda pode se inscrever em nossa newsletter para receber materiais atualizados a respeito de outros concursos caso queira.

O Concurso PM RR(Soldado) tem 400 vagas para ambos os sexos, uma delas poderá ser sua, não desista.