Prepare-se Para O Concurso Ministério Público MP-PE

Se você mora no estado do Pernambuco, fique atento ao Concurso Ministério Público MPPE, caso queira prestar esta prova, vamos lhe dar todas as informações úteis.

 Como será o Concurso Ministério Público MP-PE?


O Ministério Público MPPE ainda não possui uma banca examinadora, porém já deixou claro que pretende abrir concurso ainda este ano. O concurso pretende trazer oportunidades para áreas técnicas que irão prestar apoio administrativo.

Por ter uma demanda institucional muito alta, o Ministério Público precisa preencher este quadro de funcionários, que irá ajudar os 243 servidores que já trabalham no órgão.

Neste ano de 2018, o Ministério terá que cobrir o vazio de 17 servidores que já se encontram a caminho da aposentadoria. Pode ser que o concurso para este ano tenha vagas para ensino médio e superior, como foi em 2012.


Geralmente o concurso precisa das seguintes profissões, veja a seguir quais são:

1- Arquitetura;
2- Ciências contábeis;
3- Jornalismo;
4- Engenharia Civil;
5- Tecnologia;
6- Psicologia;


Para quem é do nível médio costuma-se abrir vagas para técnico judiciário.

O que pode cair nas provas?


Para órgãos como Ministério Público, Receita Federal e Tribunal de Justiça pode ser que caiam perguntas sobre noções de direito e administrativas, pois os funcionários irão lidar diretamente com Juízes e Auditores.

As provas para todas as áreas estarão divididas em conhecimentos básicos e específicos, o peso de cada uma ficará da seguinte forma:

1- Conhecimentos Básicos, com 30 questões (peso 1);
2- Conhecimentos Específicos, com 30 questões (peso 2);



É necessário prestar bem atenção nas provas objetivas, estas são responsáveis em testar a habilidade mental de cada candidato. As questões já estão estruturadas para avaliar o raciocínio de cada um e também a interpretação de texto.

Para não cometer tantos erros, busque praticar utilizando as provas anteriores, faça simulados e crie uma rotina adequada às suas realidades.

Qual o valor das inscrições?


Em anos anteriores quem foi a banca examinadora do concurso foi a Fundação Carlos Chagas. Ainda não se tem certeza, mas geralmente as taxas de inscrições são separadas por grau de instrução e apresentam os seguintes valores, veja a seguir:


1- Ensino Superior Completo: R$ 90,00 (noventa reais).

Cobrem os seguintes cargos: Analista Ministerial - Áreas: Arquitetura, Ciências Contábeis, Comunicação Social - Jornalismo, Engenharia Civil, Informática, Jurídica, Psicologia e Serviço Social.

2- Ensino Médio Completo: R$ 70,00 (setenta reais).


Se você desejar prestar para os cargos: Técnico Ministerial - Áreas: Administrativa, Contabilidade, Eletrônica, Telecomunicações e Informática.

Quer saber mais sobre o Concurso Ministério Público MP-PE? Fale Conosco!



O Concurso Ministério Público MPPE ainda não está em aberto, ENTRE EM CONTATO CONOSCO, "você terá boas informações e materiais para poder ir se preparando".

Se preparar com antecedência aumenta as suas chances de ser aprovado, lembre-se estudar noções de direito e administrativas são fundamentais para entrar em um órgão de Justiça do governo.

Baixe as provas anteriores, para que, com base nelas você possa ter ciência do que realmente poderá cair nessas provas. Evite excesso de estudos, você ficará cansado se estudar demais e não conseguirá absorver o conteúdo.