Concurso Câmara dos Deputados - Técnico Legislativo


Câmara Dos Deputados - Técnico Legislativo

O Concurso para Técnico Legislativo já foi aprovado pelo governo, mas o edital ainda não está em aberto. Por isso, vamos lhe passar informações úteis para que você possa ser aprovado(a).

O que é necessário saber para ser aprovado no Concurso Técnico Legislativo?

Para o cargo de Técnico Legislativo as inscrições podem ter o valor de no máximo R$ 150,00. Segundo a própria Câmara dos Deputados há um déficit do quadro de funcionários para a função de Técnico Legislativo.

Neste concurso especificamente há oportunidades para os seguintes cargos:

    Técnico Legislativo – Atribuição: Assistente Administrativo, de nível médio;
    Analista Legislativo – Técnico em Documentação e Informação Legislativa,
    Assistente Social;
    Técnico em Material e Patrimônio;
    Analista de Informática Legislativa;
O salário inicial poderá chegar a R$ 15000,00, no último concurso foram inscritos cerca de 45 mil pessoas para o cargo de Técnico Legislativo.
Como ainda não há banca examinadora prevista, iremos mostrar a seguir o que poderá cair na prova para que você possa ir se preparando.

Qual o conteúdo da prova de Técnico Legislativo?


300x250


Para conquistar um bom ranking no cargo de Técnico Legislativo, recomenda-se estudar as seguintes matérias:

1- Língua Portuguesa;
2- Conhecimentos gerais;
3- Noções de informática;

Ao realizar a prova discursiva, que é a redação esta deverá ter no mínimo 25 linhas para que o candidato possa ser aprovado. Já na prova objetiva, o mínimo para ser aprovado será de 50% de acerto.

Em anos anteriores, as bancas examinadoras foram a CESPE e a FCC, para este ano ainda não há uma banca definida.

Como será realizada a prova prática?

No caso da prova de noções de informática, o candidato deverá mostrar que tem domínio sobre conceitos necessários com relação ao uso do PC, como armazenar documentos, configurar impressoras, realizar limpeza de hd para liberar espaço, etc.

Afinal, o mais tem em um ambiente de trabalho é um computador ou notebook, então é natural que seja solicitados esses conhecimentos dos candidatos.

Com o objetivo de otimizar o trabalho, é ideal que o Técnico Legislativo saiba utilizar o computador, assim as funções do dia a dia tornam-se mais simples.

O que faz o Técnico Legislativo?

Primeiramente, mesmo que o candidato não seja advogado é primordial que este entenda de leis. Este profissional irá atuar em departamentos jurídicos.

Sua rotina é prestar apoio a serviços administrativos como cuidar de processos e documentos. Este também deverá acompanhar os processos legislativos que estão em aberto.

Deseja ser aprovado(a) no Concurso de Técnico Legislativo? Entre em contato!



O Técnico Legislativo é uma função essencial tanto no Senado como na Câmara de Deputados, então se você deseja ser aprovado(a), ENTRE EM CONTATO, para saber como se preparar para esse concurso.

A preparação é essencial para ser aprovado e conseguir uma boa posição no ranking. Lembre-se que, estudar leis irá te ajudar muito a conquistar um cargo seja  na Câmara como no Senado.

Persistir é a atitude essencial para chegar ao objetivo desejado, tanto no lado pessoal como no profissional.