Prepare-se Para O Concurso MP-RJ (Promotor)

Se  você mora na região do Rio de Janeiro, conheça o Concurso MP-RJ (Promotor), vamos mostrar aqui tudo o que diz respeito ao concurso e o que precisa para ser aprovado.

Como se preparar para o Concurso MP-RJ(Promotor)?


Para a inscrição é necessário entrar no site da banca examinadora, que neste caso específico é a MPRJ com apoio da Fundação Getúlio Vargas, o valor da taxa é de R$ 300,00.

Embora já tenha passado o prazo das inscrições, que terminou em 06/04/2018, é importante que você saiba das informações para se preparar para as provas do ano que vem.

Se você deseja ser um Promotor de Justiça, saiba que a remuneração inicial pode chegar a R$ 27500,00. Um  dos requisitos mais importantes para ser Promotor é ser Bacharel em Direito, e estar em atividade jurídica de no mínimo 3 anos.

Para exercer este cargo, o candidato não pode ter nenhum tipo de antecedente criminal, e deve estar em dia com suas obrigações eleitorais. Veja como funciona o processo de aprovação:

1- Inscrições provisórias;
2- Prova Escrita Preliminar;
3- Provas Escritas Especializadas;
3- Inscrição Definitiva (com comprovação de tempo mínimo de exercício de atividade jurídica);
4- Provas Orais;
5- Prova Escrita de Língua Portuguesa;
6- Prova de Títulos.


Como o conteúdo é extenso, e serão o total de 4 provas para ser aprovado, recomendamos que você procure se preparar pelo menos um ano antes, e assim você terá tempo para assimilar e entender tudo ou quase tudo que será pedido.

Quais conteúdos devemos estudar mais?


Para o cargo de Promotor de Justiça, é necessário entender os seguintes itens abaixo:

Direito Penal;
Direito Processual Penal;
Direito Eleitoral;
Direito Civil;
Direito Processual Civil;
Direito Empresarial;
Direito Constitucional;
Direito Administrativo;
Direito Tributário;
Direito da Infância e Juventude;
Tutela Coletiva;
Princípios Institucionais do Ministério Público;


Para ser aprovado(a), o candidato(a) deve atender aos seguintes critérios elaborados pela banca examinadora, veja quais são eles:

I) para as provas escritas especializadas – peso 75;
II) para as provas orais – peso 20;
III) para a prova escrita de Língua Portuguesa – peso 3 ;
IV) para a prova de títulos – peso 2;


É fundamental ter conhecimento sobre o peso da prova, para saber o que poder estudar com mais frequência.

O que faz um Promotor de Justiça?


O Promotor de Justiça lida com a defesa da ordem, ou seja, por atuar no combate ao crime em diversas áreas da economia, o Promotor de Justiça deve zelar pelo interesse de toda a sociedade.

Quer ser aprovado no próximo Concurso MP-RJ? Entre em contato!


O Concurso MP-RJ(Promotor) é muito concorrido e suas vagas são praticamente escassas já que os salários são muito altos, e são muitas etapas para chegar até a contratação.

Mas se você ENTRAR EM CONTATO CONOSCO, nós vamos lhe ajudar a ser aprovado no próximo concurso. Temos bons materiais como vídeos e simulados para que você possa treinar e saber com exatidão o que poderá cair na prova e assim entender ainda mais o conteúdo.