Apostilas PDF p/ Analista Técnico Administrativo AGU


Concurso Analista Técnico Administrativo AGU

Conforme determinação do projeto de lei 6788/2017, a Advocacia Geral da União pretende criar 3000 vagas para Analista Técnico Administrativo;


Saiba como será o concurso para Analista Técnico Administrativo AGU.

O Ministério do Planejamento autorizou a AGU a criar as 3000 vagas para serem preenchidas ainda esse ano de 2018.


A AGU tem hoje mais de 500 cargos vagos, sendo que sua remuneração inicial chega a R$ 6200,00. Para este ano especificamente, serão 1000 vagas para técnico de apoio e para analista 2000 vagas.

Anteriormente a banca examinadora foi a Cespe/UnB, mas ainda não há banca examinadora definida. Para ser Analista Técnico Administrativo AGU, os candidatos devem ter ensino médio e superior autorizado pelo MEC.

A AGU possui horários de trabalho flexíveis, e ainda o candidato que for contratado poderá escolher se deseja fazer inglês ou pós-graduação por meio de uma escola própria que pertence a AGU.

Em 2018, a AGU promete abrir concursos em todo o país, e para ser aprovado no cargo de Analista Técnico Administrativo é importante que o candidato estude:

1- Língua Portuguesa;
2- Noções de Informática;
3- Noções de Direito Administrativo;
4- Noções de Direito Civil;
5- Noções de Direito Processual Civil;
6- Direito Constitucional;
7- Ética e conduta pública;
8- Raciocínio lógico;
9- Noções de Gestão de Pessoas e Organizações;
10- Administração Pública;
11- Conhecimentos Gerais;
12- Administração Financeira e Orçamentária;

A AGU atende os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, por isso, se o candidato pretende passar na prova e ser contratado ele deve ter boa noção de Direito.

Quais são os cargos que a AGU costuma contratar?

Segundo editais anteriores, as vagas que mais costumam ter concursos abertos são:

1- Analista de Sistemas (10);
2- Analista Técnico Administrativo (34);
3- Bibliotecário (3);
4- Técnico em Comunicação Social (3);
5- Técnico em Contabilidade (10);
6- Administrador (4);
7- Analista Técnico Administrativo (15);
8- Contador (2);
9- Economista (2);

São muitas as chances de um candidato ser contratado, se este já tiver experiência na função e boa formação superior, suas chances tendem a aumentar.

Quais as etapas das provas da AGU?

As provas da AGU costumam ser divididas em conhecimentos básicos e específicos, para todas as provas costumam ser solicitadas as seguintes matérias:

1- Língua Portuguesa;
2- Raciocínio Lógico;
3- Noções de Informática;
4 -Conhecimentos Gerais;
5- Conhecimentos específicos;

Esta etapa abrange todos os cargos menos o de Analista de Sistemas, o item conhecimentos específicos envolve os conhecimentos em direito que mencionamos acima.

O que faz a AGU?

A AGU representa a União no campo judicial e extrajudicial, cabe a ela realizar as atividades de consultoria e assessoramento jurídico do poder executivo.

Fazem parte da AGU: advogados da União, Procuradores da Fazenda Nacional, Procuradores Federais, Procuradores do Banco Central e Servidores técnico-administrativos.

Qual o dever do Analista Técnico Administrativo?

O Analista Técnico Administrativo deve prestar suporte técnico à gestão administrativa, realiza estudos administrativos com o objetivo de propor programas de trabalho que irão trazer melhores resultados.

Para esta função obrigatoriamente, o candidato deve ter nível superior, devido ao fato de ter que lidar diretamente com a gestão administrativa, e ainda com o atendimento ao cidadão.

Comece a estudar para o Concurso TécnicoAdministrativo AGU hoje mesmo! Entre em contato conosco!


O Concurso Técnico Administrativo AGU ainda não há inscrições em aberto, mas já é possível estudar para as provas. O governo pretende preencher o número de vagas solicitadas até o final do ano de  2018.

ENTRE EM CONTATO, caso queira receber materiais e apostilas, principalmente sobre Direito, para ser aprovado. Tenha em mente que, seu tempo de estudo deve ser equilibrado para que você possa ter vida social e familiar.

Excesso de estudos poderão afetar a saúde de sua mente, tenha cuidado, mais de 6  horas de estudos pode ser um sinal de alerta para o estresse.