Apostila Auxiliar em Administração|Concurso IF-PI 2016


APOSTILAS OPÇÃO 
 IFPI


SOBRE O CONCURSO

Aberto concurso público para Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí - IFPI, para o cargo de Auxiliar em Administração.
São 09 vagas, com remuneração de R$ 1.834,69  (+ benefícios) e carga horária de 40 horas semanais. Para concorrer à vaga o candidato deve possuir nível fundamental.
As inscrições serão realizadas no endereço eletrônico do IFPI, concursos.ifpi.edu.br, no período de 26 de setembro de 2016 a 31 de outubro de 2016. A taxa de inscrição é de R$ 50,00.
A prova está prevista para ser realizada no dia 11 de dezembro de 2016.



CONTEÚDOS DA APOSTILA

1. Compreensão e interpretação de textos verbais e não verbais: ideias principais e secundárias; inferências – de sentido de uma palavra ou expressão, de uma informação implícita1 2. Tipologia e gênero textuais: finalidade e características principais de textos de diferentes gêneros... 16 3. Variedade linguística na fala e na escrita: sistema pronominal; emprego de tempos verbais. .. 19 4. Semântica: sinonímia e antonímia; homonímia e paronímia; conotação e denotação; ambiguidade58 5. Processo de formação de palavras. 60 6. Funções da linguagem99 7. Morfologia: substantivo; adjetivo; artigo; pronome (pessoal, de tratamento, demonstrativo, possessivo). 8. Emprego de certas palavras ou expressões: porque, porquê, por que ou por quê; mau ou mal; a ou há; a cerca de ou acerca de; onde ou aonde; a fim de ou afim; mas ou mais. 52 9. Pontuação 49 10. Ortografia oficial.

43 MATEMÁTICA 1. Os números naturais: ordens e classes; escrita e leitura de números naturais; comparação de números naturais; operações com números naturais; números pares e ímpares; quadrados perfeitos. 1 2. Os números inteiros: operações com números inteiros; comparação de números inteiros; múltiplos e divisores; critérios de divisibilidade; fatoração; números primos; máximo divisor comum; mínimo múltiplo comum. 6 3. Os números racionais: frações; comparação de frações; operações com frações; números decimais; comparações de números decimais; operações com números decimais; relação entre fra- ções e números decimais; dízimas periódicas; razões e proporções; porcentagem. 20 4. Conhecimentos geométricos: características das figuras geométricas planas e espaciais; áreas das figuras planas. 32 5. Conhecimentos algébricos: equações do primeiro e do segundo graus; sistemas de equações; expressões algébricas. 50 6. Medidas de comprimento, tempo, massa, capacidade, área e velocidade. 32 7. Noções básicas de Estatística: tabelas; gráficos; média, moda e mediana de uma série de dados.

 65 AUXILIAR INFORMÁTICA 1. Conceitos relacionados a hardware, software, computadores e periféricos. 1 2. Conceitos relacionados ao ambiente Microsoft Windows (versão 10), uso do ambiente gráfico, aplicativos, acessórios, execução de programas e suas funcionalidades: ícones, teclas de atalho, janelas, menus, arquivos, pastas e programas. 7 3. Conceitos e conhecimentos na utilização das ferramentas, recursos dos pacotes de aplicativos LibreOffice (versão 5) e Microsoft Office (versão 2016): editores de texto, de planilhas de cálculo/eletrônicas, de apresentações e gerenciador de e-mails. 11 4. Conceitos e utilização de internet: navegadores (Internet Explorer 11 e Mozilla Firefox 46); sites de busca e pesquisa; redes sociais; produção, manipulação e organização de e-mails.............. . 68 5. Conceitos básicos de tarefas e procedimentos de informática: armazenamento de dados; organização e gerenciamento de arquivos; pastas e programas; compartilhamentos e impressão. .... 78


CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS 1. Gestão de arquivos. 1 2. Protocolo e movimentação de documentos. 1 3. Relações interpessoais. 17 4. Atendimento ao público. 28 5. Noções de administração: planejamento, direção, execução e controle. 31 6. Noções de gestão de projetos32 7. Noções de procedimentos operacionais. 36 8. Noções de orçamento e finanças públicas39 9. Noções de administração pública: princípios e atos administrativos. 55 10. Noções de compras públicas55 11. Noções de patrimônio. 80 12. Noções de sistemas de informação. 81 13. Noções de recursos humanos. 84 14. Acesso à informação no setor público. 86 15. Redação Oficial. 86 16. Estatuto e Regimento Geral do IFPI. 95 17. Ética. 102