Cursos Online de Discursivas para Concursos ( Com videoaulas)


Discursivas para concurso

Atualmente, cada vez mais existe uma tendência nas provas dos concursos, até mesmo para os cargos de níveis médios, algumas discursivas para concursos, a qual sempre aterroriza muitos candidatos.  

Normalmente, o medo é maior, pois é como que o fato de redigir um texto é totalmente diferente de marcar alguma alternativa correta em questões de múltipla escolha.

Assim, em discursivas para concurso não é possível realizar os conhecidos “chutes” em alternativas. E com isso, para que se escreva muito bem e de forma correta, é essencial que o candidato tenha o hábito de sempre ler.

Conheça mais sobre as discursivas para concurso

Normalmente, nem sempre o hábito de ler faz parte da vida dos candidatos, que mesmo assim, irão precisar encontrar uma maneira rápida nas discursivas para concurso de se ter resultados que sejam razoáveis no momento da prova.

Além disso, ter conhecimento da grafia das palavras e de regras mais simples de pontuação também é um dos principais requisitos das discursivas para concurso, porém nem sempre isso acaba sendo o suficiente.

É bastante comum que uma das maiores preocupações dos candidatos de concursos seja a escrita, pois além das discursivas para concursos, alguns ainda possuem a exigência da redação.

Dessa forma, vale lembrar que todas as perguntas necessitam serem respondidas e com o máximo de atenção, até mesmo as que parecem ser mais simples ou então mais fáceis.

No caso das questões de múltipla escolha, essas procuram avaliar o conhecimento e o poder de escolha dos candidatos, já no caso das discursivas, além de analisar o conhecimento empírico, eles ainda avaliam a interpretação de texto, o poder de síntese e a redação.

Com isso, existe uma enorme dificuldade para os candidatos das discursivas para concurso, e para poder lidar com todo esse dilema, a dica é que a pessoa tenha atenção em possíveis causas, como ansiedade, insegurança e nervosismo.

Dicas para quem irá realizar as discursivas para concurso
·      

   É essencial ter atenção no enunciado e no que ele está pedindo, onde é preciso que você pense com muita calma em todo o conteúdo que necessita colocar na discursiva.

Além disso, antes de começar a redigir, procure criar um roteiro, seja na mente ou no papel, sobre os tópicos que devem ser abordados na resposta ou na redação.

 Após responder todas as discursivas, é fundamental procurar reler tudo e ver se tudo se encontra coerente e muito bem escrito, e se a pergunta que pede no enunciado foi realmente respondida.

·         Nas provas que são dissertativas, os candidatos devem sempre buscar ser bem direito e mostrar os seus conhecimentos nas discursivas, mesmo por mais simples que seja a questão, é essencial sempre responder de forma direta, mas com fundamento do assunto que está sendo tratado.

·         É essencial ser sempre mais objetivo no começo e no fim da discursiva, procurando sempre demonstrar mais desenvoltura nas respostas.

·         Se você não possuir conhecimento suficiente sobre o assunto que se encontra na questão, procure ficar evitando colocar exemplos ou realizar adendos, pois isso pode acabar sendo muito arriscado nas discursivas para concurso.

·         Por fim, sempre note os aspectos gramaticais, como o caso da ortografia, acentuação, concordância, regência, coerência e sintaxe, pois assim você garante que a sua escrita seja muito bem construída e esteja correta.

Normalmente, sempre vale a pena gastar mais tempo ao elaborar as respostas das discursivas e se certifica de que esteja o mais próximo possível da perfeição nas respostas.
Quais são os cuidados importantes que se deve ter nas discursivas para concurso?

Ø  É importante ter cuidado com a coesão, pois a discursiva necessita ter sempre um encadeamento de ideias e não cheio de frases soltas, ou seja, um parágrafo deve ter ligação com os outros.

Ø  É sempre necessário que haja muita coerência, pois, o alinhamento do texto se ocorre quando se usa os conectores, ou seja, elementos de ligação. Porém, é necessário ter atenção com aquilo que você deseja se expressar.

Ø  Por fim, busque sempre ter limites, pois todas as dissertações ou questões discursivas para concurso possuem um número de linhas que são exigidos, e é extremamente importante dar atenção a esses limites para não acabar sendo desclassificado.

Portanto, ao realizar discursivas para concurso, é muito importante ter sempre cuidados para não acabar invadindo as margens que são estabelecidas no papel, pois isso pode ser uma marcação indevida e descontar pontos ou eliminar o candidato. Com isso, leve tudo o que foi dito acima em consideração se for realizar concurso.




FONTES UTILIZADAS