Apostila Digital pdf p/ Bacen: Banco Central do Brasil (com videoaulas)


Bacen: Banco Central do Brasil

O Bacen ou Banco Central do Brasil é aquele que atua para poder regular a quantidade de moeda na economia que garante a estabilidade dos preços no país, em que suas atividades buscam incluir a preocupação com a estabilidade financeira.

Assim, o Banco Central do Brasil é uma pessoa jurídica e de caráter público, isto é, uma autarquia que possui a responsabilidade de maneira direta pelas políticas monetárias do país, sendo a principal autoridade monetária.



Mas, basicamente, as funções do Bacen é a sua concentração em supervisionar a política monetária e cambial de todo o país, além da fiscalização do sistema financeiro nacional.

Conheça um pouco mais sobre o Bacen – Banco Central do Brasil

O Bacen ou Banco Central do Brasil é também capaz de realizar a emissão do papel moeda, além do recebimento dos recolhimentos compulsórios dos bancos comerciais e da realização de todas as operações de redescontos e de empréstimos de assistência à liquidez das instituições financeiras.

No caso da liquidez das instituições financeiras, se encontra a formulação, execução e acompanhamento de toda a política cambial e das relações financeiras com o exterior, além da organização, da disciplina e da fiscalização do sistema financeiro nacional, do sistema de pagamento brasileiro e do ordenamento do mercado financeiro.

O que faz o Banco Central do Brasil?

O Bacen apresenta diversas atividades que, muitas vezes, servem como instrumentos para poder ajudar o governo a melhorar a economia do país, onde se destaca algumas funções essenciais, as quais são:


ü  Controle da taxa de câmbio;
ü  Controle da taxa de juros;
ü  Controle dos depósitos compulsórios;
ü  Emissão de moeda;
ü  E fiscalização das instituições financeiras.

Assim, o papel do Banco Central do Brasil apresenta como principal missão garantir a estabilidade do poder de compra da moeda, além da solidez de todo o sistema financeiro.

No caso das infraestruturas do mercado financeiro, ele desempenha um papel essencial para o sistema financeiro e a economia de uma maneira geral, onde o seu funcionamento adequado é fundamental para a estabilidade financeira e a condição precisa para poder salvaguardar os canais que transmitem a política monetária.

Em relação a esse sentido, qualquer infraestrutura de mercado financeiro do país, para poder funcionar bem, se encontra sujeito a ter uma autorização e uma vigilância do Bacen, até mesmo aqueles que liquidam todas as operações com valores mobiliários, títulos, moeda estrangeira e derivativos financeiros.

Além disso, é de cuidados do Bacen, procurando seguir as diretrizes que são dadas pelo Conselho Monetário Nacional, o papel de regulador, junto com a Comissão de Valores Mobiliários e nas suas respectivas esferas de competência.

No caso da função de vigilância, o Bacen assegura que todas as infraestruturas e os arranjos de pagamentos que são operados no país, sejam administrados de maneira consistente com as intenções de interesse público, o que mantem a estabilidade financeira e diminui o riso sistêmico.

Vale lembrar ainda que o Banco Central do Brasil também é atuante como provedor dos serviços de liquidação, onde nesse papel ele realiza a operação do Sistema de Transferência de Reservas, ou STR, e o Sistema Especial de Liquidação e de Custódia, ou Selic.

Sobre o STR, ele é um sistema de transferência de fundos, e o Selic é um sistema de liquidação das operações com títulos públicos. Assim, como operador do STR, o Bacen procura realizar a execução das ordens de transferência de fundos, além de observar os requisitos, até mesmo os de segurança.

O Bacen ainda pode também, a seu critério, realizar a suspensão ou exclusão do participante que estiver colocando em risco todo o funcionamento do Sistema Financeiro Nacional, ou SFN e do STR, ou então que esteja operando em desacordo com a regulamentação do STR e demais normas que regulam o funcionamento do SFN.

Portanto, para que ocorra a liquidez e o bom funcionamento de todo o sistema de pagamentos no ambiente de liquidação das obrigações em tempo real, o Bacen ou Banco Central do Brasil deve conceder crédito as instituições financeiras que sejam participantes do STR, sem custos financeiros.

ACESSE AQUI CURSOS PARA CONCURSOS DO BACO CENTRAL

Concurso para Analista e Técnico

Concurso Para Procurador

Cursos Online para Concurso BACEN

FONTES UTILIZADAS