Concurso Detran PA - Agente De Fiscalização De Trânsito E Agente De Trânsito


Concurso Detran PA - Agente De Fiscalização De Trânsito E Agente De Trânsito

O Concurso Detran PA ainda não tem edital pronto, e por isso vamos mostrar informações necessárias para que o candidato possa conseguir sua aprovação.


Como ser aprovado no Concurso Detran PA?

Devido ao fato de ainda não ter edital em aberto, há mais tempo para que o candidato estude para o Concurso Detran PA. A banca organizadora para este concurso é a Fadesp.

Para que os candidatos possam criar uma rotina de estudos eficaz, é importante que eles conheçam as etapas do concurso para este ano, veja a seguir como irá funcionar o cronograma:

    Avaliação médica;
    Avaliação psicológica;
    Entrega de certidão negativa da vara de execução criminal;
    Teste de Aptidão Física (TAF);
    Curso de Formação;
                                             ACESSE AQUI PÁGINA DO CONSURSO
Estas etapas são válidas somente para o concurso de Agente de Fiscalização, iremos mostrar também o que é necessário estudar para ser aprovado(a).

Qual o conteúdo a ser estudado?

No concurso anterior, foram elaboradas cerca de 50 questões objetivas. Haviam questões sobre conhecimentos gerais e específicos. Comumente, para este concurso irão cair os seguintes itens:

1- Língua Portuguesa;
2- Matemática;
3- Noções de Informática;
4- Noções de Direito Constitucional;
5- Noções de Direito Administrativo;
6- Legislação;
Como são poucas vagas para muitos candidatos, ou seja, somente no concurso anterior, foram pedidos 430 vagas, e o número de candidatos ultrapassou os 5500, recomenda-se que o preparo aconteça bem antes do edital ser publicado para que o candidato consiga ser aprovado.

Qual o valor da inscrição para o concurso?

Há inscrições para nível médio e superior, e com base no edital anterior o valor das inscrições não ultrapassa os R$ 72,33. Os salários de Agente chegam a R$ 2153,16.
Em concursos públicos de todo o país, os salários costumam ser bem atraentes, por isso, a concorrência é maior e o preparo exige persistência e força de vontade.

O que faz um Agente de Fiscalização de Trânsito?

Conforme o Código Nacional de Trânsito, este profissional deve estar de comum acordo com com as normas de trânsito, para então poder ser capaz de executar, acompanhar, e defender o cumprimento de suas funções e também de seus colegas.

Cabe ao Agente de Fiscalização de  Trânsito apreender quaisquer objetos que perceber que poderá prejudicar a vida de terceiros e do próprio condutor do veículo. Este fiscaliza também, qualquer tipo de delito no trânsito que pode afetar o tráfego e o conforto dos demais usuários e pedestres.

Qual a função do Detran?

O Detran planeja, coordena, executa, e controla tudo o que diz respeito à habilitação dos motoristas. O Detran também cuida de outros serviços relacionados aos veículos.

Obs: não cabe ao Detran averiguar casos de "estacionamento irregular, avanço de sinal vermelho ou até mesmo desrespeito ao rodízio".

Para estas situações, os motoristas devem procurar os órgãos de trânsito municipais, pois são eles quem cuidam dessas áreas.

É importante que os motoristas também saibam que o Detran não cuida dos radares presentes nas cidades e nas estradas, quem administra esses radares são os seguintes órgãos:

    Departamento de Estradas e Rodagem (DER);
    Polícia Rodoviária Federal (PRF);

Estude para o Concurso Detran PA! Entre em contato conosco!


Cursos Online para Concursos 


ENTRE EM CONTATO CONOSCO, e acesse nossos materiais e artigos sobre este Concurso Detran PA, e outras informações importantes a respeito de concursos.

Como há muita concorrência, recomendamos que você procure se preparar bem antes do edital ser publicado no site da banca examinadora.

Temos muitas informações úteis sobre datas, materiais e cursos que podem ser realizados, não perca tempo e confira agora mesmo outros materiais.

Se você se preparar com antecedência, as chances de aprovação certamente serão altas.