Tudo que você precisa saber sobre os concursos do TRE

Não podemos negar que vivemos em um cenário nada favorável quando o assunto é emprego e estabilidade tanto profissional quanto pessoal. Uma das saídas encontradas por aqueles que procuram um trabalho para encontrar a tão desejada estabilidade é realizando concursos públicos como, por exemplo o concurso do TRE.

O Tribunal Regional Eleitoral é órgão que tem como responsabilidade gerenciar as eleições estaduais. Órgão comandado pelo Poder Judiciário, o TRE é regido pelo Código Eleitoral a Lei nº 4.737, criada no dia 15 de julho de 1965 durante a presidência de Catello Branco.

Concurso do TRE

Para ingressar em um cargo público no TER, é preciso realizar um concurso público. Entre as vagas encontradas temos: Analista Judiciário (na área Judiciária, Oficial da Justiça Avaliador Federal e na Administrativa) e Técnico Judiciário (na área Administrativa, Especialidade em Operação de Computador e de Programação de Sistemas).

A área de Analista Judiciário na área Judiciária tem como atividade o planejamento, a organização, a coordenação, a supervisão, a pesquisa, a execução de tarefas que apresentam um grau alto de complexidade. Na área de Analista Judiciário com especialidade em Oficial de Justiça Avaliador Federal, o profissional é responsável por realizar mandados, prisões e entre outras atividades que fazem parte do cargo. E o cargo de Analista Judiciário na área Administrativa, é exigido que o profissional realiza serviços relacionados aos recursos humanos, material e patrimonial, e também é o responsável por cuidar das licitações e contratos e entre outras funções relacionadas a esse cargo.

Neste ano, será realizado o concurso do TRE. As áreas que possuem vagas são: Analista Judiciário (na área Judiciária, Contabilidade, Especialidade em Análise de Sistemas, Arquitetura, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica e Administrativa) e Técnico Judiciário (na área Administrativa, Especialidade em Operação de Computador e de Programação de Sistemas).

O concurso do TRE para todas as áreas de Analista Judiciário e para a área de Técnico Judiciário com especialidade em Programação de Sistemas, consiste em uma Prova de Conhecimentos Básicos, uma Prova de Conhecimentos Específicos e uma Prova Discursiva. Já o concurso do TRE para a área de Técnico Judiciário na área Administrativa é realizada uma Prova de Conhecimentos Básicos e uma Prova de Conhecimentos Específicos.

A Prova Objetiva do concurso do TRE possui caráter eliminatório e classificatório dos candidatos e apresenta o valor  de 120 pontos. Caso o candidato tire uma nota a baixo de 20 pontos na Prova de Conhecimento Básico; menos que 33 pontos na Prova de Conhecimentos Específicos e menos que 57 pontos em ambas as provas, ele estará desclassificado.  

Já na Prova Discursiva realizada no concurso do TRE, deve ser seguida de acordo com as instruções, ou seja, o candidato não pode fugir do tema, apresentar uma estrutura textual, o domínio do assunto e entre outros aspectos são alguns dos critérios da Prova Discursiva.

Podemos perceber que as provas, independente do concurso público ao qual se pretende fazer, exige muito do candidato. Com isso, para se preparar para todas as possibilidades que a pessoa pode vir a encontrar no exame, a realização de cursos especializado é um ótimo caminho para aqueles que procuram o desejado cargo público. 

Cursos online

Para se preparar para um concurso público, muitos recorrem a cursos online para que possam ter ainda mais bagagem quando o assunto são as disciplinas do concurso ao qual pretende prestar.
Para o concurso TST (Tribunal Superior do Trabalho), há diferentes cursos online. Basta acessar os seguintes links:







Portanto, podemos entender que realizar um concurso público não é uma tarefa simples, exige muita dedicação, foco, paciência, determinação, e é muito importante lembrar que, é essencial realizar a leitura do edital, para conhecer quais são as regras, quais as disciplinas cobradas e todos os detalhes do concurso.

Após a certeza de que é esse o caminho e depois de ler o editorial para ter todos os detalhes sobre o concurso, chega a hora da preparação e é este o momento de começar a preparação para a prova. E, claro, uma ajuda sempre vai bem, da família, amigos, professores e cursos especializados. Assim, o concurso do TRE será feito com sucesso.